Caracteristicas e Observação

NUVENS MOLECULARES

A molécula de monóxido de carbono (CO) é importante no estudo das nuvens moleculares porque além de ser muito abundante nestas, emite radiação em regiões de baixíssimas temperaturas (~ 50 K ou -223 oC) com densidades típicas das nuvens interestelares (≥ 102 cm-3). Se for comparada à densidade da atmosfera terrestre (> 1018 cm-3) a densidade dessas nuvens é muito baixa, ela é alta se for comparada com muitas regiões de nossa galáxia, onde a densidade é inferior a uma partícula por centímetro cúbico.

A figura seguinte mostra a distribuição das nuvens moleculares na nossa galáxia visto do Sistema Solar.

Estas nuvens podem ser subdivididas em Nuvens moleculares gigantes e Nuvens escuras. Estas recebem esta denominação porque quando observadas em comprimentos de onda do visível, aparecem na Via Láctea como manchas escuras. Têm massa da ordem das mil massas solares, enquanto as nuvens moleculares gigantes têm massas maiores do que 10 milhões de massas solares.

Só em 1986 é que foi finalmente estabelecido, com base em resultados observacionais, que as estrelas nascem em condensações de altas densidades em nuvens moleculares. Devido à sua aparência, na maioria das vezes circular, essas condensações foram denominadas de Glóbulos.

Pode não parecer, mas a composição química tem influência no colapso dos glóbulos. Numa situação em que a temperatura interna do glóbulo gera uma pressão que estabelece o equilíbrio com a atracção gravitacional, a presença das moléculas e átomos pode desequilibrar o sistema. Dessas moléculas, merecem destaque a molécula da água (H2O), a do monóxido de carbono (CO), e a do hidrogénio (H2).
O colapso resulta em um grande aquecimento do centro do glóbulo. Esse aquecimento é tal que 4 átomos de hidrogénio se fundem dando origem a um átomo de He. Quando isso ocorre, por definição nasce uma estrela. A principal característica desse processo de fusão é que parte da massa dos 4 átomos de H se transforma em energia (E=mc2), sendo esse um dos principais processos de produção de energia nas estrelas.

No comments:

Nuvens Moleculares - Caracteristicas e observaçao
Pedro Pedrosa, Rute Fonseca, Andre Ló