Caracteristicas e Observação

NUVENS MOLECULARES

O gás e a poeira interestelares podem aglomerar-se em nuvens ou nebulosas. As nebulosas são nuvens de gás e poeira interestelares. Se há um obscurecimento da luz vinda de estrelas que estão atrás de uma nuvem chamamos a esta de nebulosa de poeira. Por outro lado, se há algum (s) objecto (s), por exemplo um grupo de estrelas jovens que faz com que a nuvem brilhe, chamamo-la de nebulosa de emissão.

Tal como o nome indica as nuvens moleculares são compostas predominantemente por moléculas. Estas são muito maiores que as nebulosas de emissão e têm uma densidade que chega a atingir 1012 partículas por m3.
Estas moléculas emitem radiação quando elas mudam de um estado rotacional para outro. A diferença de energia entre os estados rotacionais é geralmente pequena e é emitida em forma de ondas de rádio.
As nuvens moleculares são regiões frias (com temperaturas da ordem dos 10 a 20 K). Com estas temperaturas, os átomos agrupam-se para formar moléculas, sendo as mais comuns CO e H2. Mas as moléculas interestelares vão desde as mais simples moléculas diatómicas como por exemplo CO, CN e OH, até às complexas estruturas como CH3CH2CN. Estas moléculas são importantes porque nos permitem estudar melhor as nuvens moleculares.

No comments:

Nuvens Moleculares - Caracteristicas e observaçao
Pedro Pedrosa, Rute Fonseca, Andre Ló